LIVRO: UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA, DE DANIEL MUNDURUKU. EDITORA: CARAMELO.

Koru, um esperto indiozinho que vive na Amazônia, e o macaco Tawé, seu melhor amigo, decidem levar três irmãos da cidade grande para um passeio pela floresta Amazônica. Só que não poderiam imaginar que se perderiam em plena selva! Agora, terão que enfrentar muitos perigos ... Esses obstáculos, no entanto, são só o começo de uma emocionante aventura que culminará com a descoberta de um portal que os poderá levar de volta para casa! Antes de atravessar o portal, porém eles ainda deverão achar um meio de salvar a vida de Tawé...


SUGESTÕES DE TRABALHO – PROPOSTA INTERDISCIPLINAR:
Faixa etária: 9 a 10 anos.


Disciplina: Geografia
·         Propor um passeio ecológico para observar a vegetação. Após o passeio, pedir que os alunos pesquisem tipos de vegetação de cada região brasileira.


Disciplina: História
  • Explorar a diversidade populacional do Brasil, propondo uma pesquisa sobre a formação populacional de cada estado.
  • Trabalhar princípios de respeito às diferenças culturais.
Disciplina: Artes
  • Organize uma dramatização do livro. Explore a cultura indígena.
Disciplina: Língua Portuguesa
  • Explore as palavras destacadas do livro. São expressões, palavras típicas dos povos indígenas. Trabalhe o significado dessas palavras. Peça que as crianças pesquisem também outras palavras e expressões indígenas.
Disciplina: Educação Física
·         Proponha aos seus alunos algumas das brincadeiras indígenas. O objetivo dessa atividade é que as crianças comparem o próprio modo de vida com o de crianças indígenas. São muito apreciados pelos indígenas jogos de grupos imitando animais: Jogo de Gavião, Jogo do Jaguar, Jogo do Peixe Pacu, Jogo do Jacami, O Jogo dos Patos Marreca “wawin”.

Comentários

  1. Já tive oportunidade de trabalhar com esse livro. É um livro muito rico. As crianças gostam muito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADES PARA DIAS DE CHUVA