Caixa de projetos (1)
CONHECENDO OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA: O COELHO
Copiar a letra da canção e tirar cópias. Em roda de conversa, explorar
oralmente o texto da canção Olhinhos vermelhos. Comentar sobre as
características da personagem principal, citadas na canção: o coelhinho.
Perguntar: O que ele faz? O que ele come? Como ele se movimenta?
Aproveitar para retomar com os alunos os conceitos de posição espacial,
as cores, as expressões, os tamanhos, os alimentos.
DE OLHOS VERMELHOS
DE PÊLO BRANQUINHO
DE PULO BEM ALTO
EU SOU O COELHINHO.
SOU MUITO ASSUSTADO
TAMBÉM SOU GULOSO
POR UMA CENOURA
JÁ FICO MANHOSO!
EU PULO PRA FRENTE
EU PULO PRA TRÁS
DOU MIL CAMBALHOTAS
SOU FORTE DEMAIS!
COMI UMA CENOURA
COM CASCA E TUDO
TÃO GRANDE ELA ERA
FIQUEI BARRIGUDO.
· Pedir que os alunos registrem, em suas cópias, desenhando, pintando
ou colando imagens. Caso queiram registrar com palavras também,
respeitar a fase de escrita de cada um e atuar como escriba, se
necessário.
· Colorir e enfeitar como quiserem o Coelhinho da Páscoa . Grampear um
ovinho de páscoa ou balas de chocolate na borda inferior do papel. Deixar
que levem a produção para casa.
· Propor aos alunos que pesquisem outros símbolos relacionados à
Páscoa: ovos coloridos e de chocolate, pomba, coelho, uva e uma grande
vela chamada círio.
Jogo: Coelhinho na toca
Os alunos devem se organizar em trios. Dois alunos formam um círculo (a
toca), dando as mãos, e o terceiro faz o papel de coelhinho dentro da
toca. Os demais alunos ficam no centro. A um sinal do professor cada
coelhinho muda de toca enquanto os outros tentam ocupar um dos
lugares vagos. Os que ficarem sem toca vão para o centro, e o jogo
continua.
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BRINCADEIRAS INDÍGENAS
Através de brincadeiras, as crianças indígenas aprendem várias coisas:
caçar, pescar, plantar, fazer panelas de barro, trançar cestos e outras
coisas mais. As crianças sempre acompanham seus pais nessas tarefas.
Nas aldeias, as crianças brincam com os seus animais de estimação:
cachorro, arara, macaco, coati e papagaio. Muita farra nos banhos de rio
e nas corridas pela mata. Aprendem muito com as histórias contadas
pelos índios mais velhos sobre animais e plantas, origem do mundo, além
da própria história do seu povo e de seus costumes.
Proponha aos seus alunos algumas das brincadeiras indígenas:
A Brincadeira do Sapo Taroké
Brincadeira dos índios Tukano - Alto Rio Negro, AM
O Tuxáua (chefe) Sapo reúne seus parentes numa fila em sua aldeia,
para perguntar o que cada um quer comer. Os sapos só podem responder
mosquitos (carapanã). Aqueles que falarem outros alimentos como frutas
(cuki, uacu e umari) ganham veneno do Tuxáua Sapo e morrem. Só
sobreviverão os que acertarem a verdadeira alimentação dos sapos: os
insetos. Como prêmio, os vencedores farão parte do grupo do chefe.
O Jogo do Uiraçu (Gavião)
Brincadeira dos índios Canela - Barra do Corda, MA
Uma criança representa o gavião e as outras formam uma fila,
começando pelos mais altos. Cada criança abraça forte o colega da
frente, com os dois braços passando por baixo dos braços do colega. O
gavião, solto, grita "Piu" (tenho fome). O primeiro da fila mostra suas
pernas "Tu senan síni?" (quer isto?). O gavião diz "É pelá" a todas elas,
menos para a última a quem diz "Iná!" (sim); e sai correndo atrás dela. O
grupo, sempre abraçado, tenta cercar a ave. Se o gavião agarrar a
criança, leva-a para o seu ninho. O jogo continua até que o animal agarre
todas as outras crianças maiores de acordo com a ordem. Disponível
em: www.museodoindio.org.br
Oficina de criação
Propor aos alunos que pintem macarrões furadinhos e façam colares,
pulseiras, cintos e tornozeleiras imitando arte indígena. Para fazer um
cocar é só colar penas coloridas entre os macarrões.
Proponha uma pesquisa referente às contribuições indígenas: nomes,
culinária, artes etc.
Os índios são muito importantes na formação do povo brasileiro. Muitos
dos nossos hábitos, dos alimentos que consumimos e das palavras que
usamos são de origem indígena.
· Nome de pessoas: Iara, Jandira, Jaci, Jacira, Bartira, Moema, Moacir,
Ubiratá.
· Nome de animais: jacu, jacaré, jacutinga, tamanduá, guará, tatu,
tamanduá, jaracuçu, mandi, nhambu, jaú, canguçu.
· Nome de lugares e rios: Pará, Curitiba, Abaeté, Tietê, Jacareacanga,
Juquitiba, Jurupari, Jurumirim, Anhangabaú, Iguaçu, Igarapé, Igaratá,
potiguar, carioca.
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IMITANDO AS PROFISSÕES
· Em roda de conversa utilizar a mímica para cantar a canção ou ler os
versos. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos
enquanto cantam.
· Comentar sobre cada personagem das canções, apresentando o nome
da profissão. Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos,
perguntando: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu
trabalho? Listar os nomes das profissões no quadro.
· Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais
gostam.
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O motorista faz assim
O motorista faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A professora faz assim
A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim! (médico/piloto/dentista/etc.)
Livro das profissões
· Em roda de conversa perguntar aos alunos qual a profissão de seus
pais. Escreva no quadro, com letra de imprensa maiúscula.
· Comentar com a turma sobre cada profissional: O que ele faz? Em que
lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Perguntar que outras
profissões eles conhecem e explicar como cada uma delas contribui para
a vida em sociedade. Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e
satisfação pessoal no trabalho, como valor.
· Elaborar com os alunos o Livro das Profissões para que possam
registrar por meio de desenhos ou palavras, as profissões de seus pais,
aquelas de que mais gostam e as demais, com seus objetos e
ferramentas principais. Se for preciso, o professor pode atuar como
escriba dos alunos.
Livro das profissões
·Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora
diz: "Estou pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam
adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, a
professora deve escrever na lousa/quadro o nome da profissão, em letra
de imprensa maiúscula.
O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda.
Sugestões:
Apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta
sapatos; cuida dos doentes; Faz comida; ensina crianças etc.
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DIA DA ÁRVORE
Organizar junto aos alunos uma coleção de espécies de árvores. Para
isso, coletar folhas secas caídas de diferentes tipos de árvores e
organizá-las em folhas de papel sulfite, incluindo o nome da árvore, o tipo
de folha coletado colado e se for possível uma foto ou imagem recortada
de revistas, livros.
Depois, unir as páginas, fazer uma capa. Deixar o material exposto para
apreciação.
Marcador de livro ecológico: Proponha aos alunos a confecção de
marcadores feitos com papel reciclável ou de aproveitamento de sobras
de papelão ou outro material rígido.
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