PROJETO INTERDISCIPLINAR - Livro: As três partes (Geometria)
AS TRÊS PARTES
Trabalhando com formas
Autora: Profª Maria Helena Parros Machado
EM PATO DONALD
Duração do projeto: três semanas
Produto final: Confecção do livro “As três partes”
I – JUSTIFICATIVA: Diante da dificuldade apresentada por alguns dos alunos no que diz respeito à aprendizagem de formas geométricas, foi tomada a decisão de se elaborar um projeto, tendo como instrumento de trabalho o livro AS TRÊS PARTES [Edson Luiz Kozminski]. Tal escolha se deu por tratar-se de um livro composto de textos e ilustrações que permitem ao aluno “brincar” com as formas.
II - PÚBLICO ALVO: Alunos da Etapa Básica
III – OBJETIVOS:
Levar a criança a:
• criar coisas novas a partir de um referencial (formas geométricas presentes no texto: triângulos e trapézio);
• perceber a possibilidade de se dividir em “partes”;
• reconhecer, pelo menos, as formas geométricas mais elementares;
IV - ABRANGÊNCIA:
• Matemática – formas geométricas, cores, divisão, classificação, etc.;
• Língua Portuguesa – escrita (organização do texto), aumento de vocabulário;
• Artes visuais – o fazer artístico centrado na exploração das formas;
• Natureza e Sociedade - conhecimento de mundo – valorização de atitudes de manutenção e preservação da natureza – Ciências: classe dos animais (no destaque: pássaro, peixe e raposa).
V - CONTEÚDOS: As atividades contidas no projeto devem abranger os seguintes tópicos básicos:
• Fixação de conceitos matemáticos, no que se refere às formas geométricas mais elementares;
• Desenvolvimento da imaginação, da criação e da “recriação”;
• Enriquecimento vocabular;
• Ecossistema.
VI - MATERIAIS NECESSÁRIOS: Além do livro AS TRÊS PARTES que será reproduzido, na íntegra, pelas crianças (cópia do texto e montagem das formas), para viabilizar o projeto é fundamental que se tenha disponível todo o papel necessário (nas cores: vermelho, azul, amarelo, verde) em quantidade suficiente para todos, assim como xerox dos diagramas. Diante da necessidade de se ampliar os conhecimentos dos alunos a respeito de formas geométricas, faz-se necessário acrescentar, ao final da reprodução do livro, outras atividades similares para as quais serão necessários outros materiais ainda por decidir.
VII - PROCEDIMENTOS: Para desenvolver o projeto em questão, a proposta é que seja iniciado com a apresentação do livro AS TRÊS PARTES, seguida de comentários e sondagem sobre o grau de conhecimento atual das crianças sobre formas geométricas. Só depois de as crianças estarem a par do conteúdo do livro e de qual será o produto final (o livro “As três partes” que será exposto na Mostra Pedagógica do final do ano) é que se procederá à elaboração da reprodução das partes livro (leituras dos textos e montagem das figuras nele propostas). Devendo haver, em algumas dessas partes, uma abordagem mais ampla para que interdisciplinarmente aconteça. Para tal, serão acrescentados alguns encaminhamentos para desenvolver os conteúdos pretendidos. Dessa forma, as atividades serão assim trabalhadas:
• Divisão do todo em partes, resultando em três figuras geométricas;
• Nomenclatura das formas apresentadas no livro: dois triângulos iguais e um trapézio;
• Recolocação dos dois triângulos formando novamente o retângulo – separando-os novamente - oferecer um quadrado para que este seja dividido, primeiro em duas partes, depois que se proceda a uma nova divisão dos triângulos resultantes em outros novos triângulos e deixar que percebam que tais divisões podem acontecer sucessivamente e que, ao juntá-las, vão retornando à forma original (no caso, o quadrado);
• Levantamento de hipóteses sobre a possibilidade de se formar figuras a partir de diferentes maneiras de se colocar as formas obtidas da divisão inicial;
• Introdução da interdisciplinaridade, no momento da formação propriamente dita de cada uma das figuras, como por exemplo:
a) Pássaro pg 6 – enriquecimento vocabular: a partir da palavra PÁSSARO, encontrar novas palavras (passarada, passarinho etc.) – classe a que pertence e suas especificidades;
b) barco pg 7- enriquecimento vocabular: palavras derivadas – levantamento do conhecimento sobre meios de transporte (no caso o aquático) e diferentes tipos de embarcações;
c) peixe pg 8 - enriquecimento vocabular: grau do substantivo (diminutivo/aumentativo), palavras derivadas – analogia com textos que conhece (em que aparecem a palavra PEIXE) - classe a que pertence e suas especificidades e cadeia alimentar;
d) planta pg 11 - enriquecimento vocabular: nomes de plantas conhecidas – cuidados com as plantas e sua importância para o homem e para a natureza – ciclo de vida e partes das plantas;
e) adivinhações pg 14 – Levantamento do conhecimento sobre a vida no campo (partindo da palavra GALINHEIRO) - resgate da cultura popular (O que è, o que è?) – momentos em família (relação neto/avós);
f) objetos pg 15 a 17 formados (usados pelas crianças) – dar asas à imaginação (criar o clima para que se imaginem em tais brinquedos), elaboração de lista de brinquedos conhecidos ;
g) diagrama pg 18 e 19 - “esconde-esconde” – será um dos instrumentos de avaliação, portanto, uma atividade a ser realizada ao final do projeto;
h) disco na vitrola pg 20 - Levantamento do conhecimento sobre a antiga vitrola - introdução do CÍRCULO e do QUADRADO (montagem da vitrola e do disco, podendo ser colagem ou sucata: círculo sobre um quadrado);
i) montagem da cidadezinha pg 23 – conceitos matemáticos (de conjuntos) e geográficos (ruas, bairros, cidade etc.);
j) montagem do desenho pg 24, com alguamas complementações
k) criação utilizando todas as figuras trabalhadas durante as atividades: retângulo, triângulo, trapézio, círculo e quadrado (com variações de tamanhos e cores)..
Observação: As atividades relacionadas à interdisciplinaridade, que transcendem à reprodução fiel do texto, serão colocadas sob a forma de apêndice.
VIII- AVALIAÇÃO: Será feita durante o desenvolvimento das atividades, mantendo sempre a atenção voltada para a aprendizagem das crianças, especialmente, em relação à formas geométricas. Porém, sem deixar de lado os demais conteúdos mencionados neste projeto. A avaliação final dar-se-á com as seguintes atividades propostas:
a) diagrama pg 19 - “esconde-esconde” – no qual o aluno deverá descobrir e pintar as três partes (formas apresentadas no texto: dois triângulos e o trapézio) – esta atividade será colocada no interior do livro produzido pelo aluno, uma vez que dele faz parte;
b) recorte e colagem – das três formas, obedecendo os seguintes passos:
- montar na forma original;
- criar uma forma diferente de todas as apresentadas no livro e atribuir-lhe um nome;
c) recorte e colagem – de todas as formas trabalhadas durante o desenvolvimento do projeto (retângulo, triângulo, trapézio, círculo e quadrado).
d) identificação das formas geométricas e cores primárias – por meio da solicitação de desenhos e pintura.
IX- FECHAMENTO: Com a exposição da reprodução do livro na Mostra Pedagógica a ser realizada na escola.
X – BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:
KOZMININSKI Edson Luiz – AS TRÊS PARTES – Ed. Ática - 1994
ASSISTA AO VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=w6JoQxJgb3Y&feature=related
XI – CONTRIBUIÇÃO para a elaboração do Projeto: Profª Marly Peres Reis de Camargo – Curso de Aperfeiçoamento A leitura no contexto escolar: as muitas faces do leitor. Direção da Escola, no sentido de viabilizar o material necessário. Coordenação, no âmbito pedagógico.
Trabalhando com formas
Autora: Profª Maria Helena Parros Machado
EM PATO DONALD
Duração do projeto: três semanas
Produto final: Confecção do livro “As três partes”
I – JUSTIFICATIVA: Diante da dificuldade apresentada por alguns dos alunos no que diz respeito à aprendizagem de formas geométricas, foi tomada a decisão de se elaborar um projeto, tendo como instrumento de trabalho o livro AS TRÊS PARTES [Edson Luiz Kozminski]. Tal escolha se deu por tratar-se de um livro composto de textos e ilustrações que permitem ao aluno “brincar” com as formas.
II - PÚBLICO ALVO: Alunos da Etapa Básica
III – OBJETIVOS:
Levar a criança a:
• criar coisas novas a partir de um referencial (formas geométricas presentes no texto: triângulos e trapézio);
• perceber a possibilidade de se dividir em “partes”;
• reconhecer, pelo menos, as formas geométricas mais elementares;
IV - ABRANGÊNCIA:
• Matemática – formas geométricas, cores, divisão, classificação, etc.;
• Língua Portuguesa – escrita (organização do texto), aumento de vocabulário;
• Artes visuais – o fazer artístico centrado na exploração das formas;
• Natureza e Sociedade - conhecimento de mundo – valorização de atitudes de manutenção e preservação da natureza – Ciências: classe dos animais (no destaque: pássaro, peixe e raposa).
V - CONTEÚDOS: As atividades contidas no projeto devem abranger os seguintes tópicos básicos:
• Fixação de conceitos matemáticos, no que se refere às formas geométricas mais elementares;
• Desenvolvimento da imaginação, da criação e da “recriação”;
• Enriquecimento vocabular;
• Ecossistema.
VI - MATERIAIS NECESSÁRIOS: Além do livro AS TRÊS PARTES que será reproduzido, na íntegra, pelas crianças (cópia do texto e montagem das formas), para viabilizar o projeto é fundamental que se tenha disponível todo o papel necessário (nas cores: vermelho, azul, amarelo, verde) em quantidade suficiente para todos, assim como xerox dos diagramas. Diante da necessidade de se ampliar os conhecimentos dos alunos a respeito de formas geométricas, faz-se necessário acrescentar, ao final da reprodução do livro, outras atividades similares para as quais serão necessários outros materiais ainda por decidir.
VII - PROCEDIMENTOS: Para desenvolver o projeto em questão, a proposta é que seja iniciado com a apresentação do livro AS TRÊS PARTES, seguida de comentários e sondagem sobre o grau de conhecimento atual das crianças sobre formas geométricas. Só depois de as crianças estarem a par do conteúdo do livro e de qual será o produto final (o livro “As três partes” que será exposto na Mostra Pedagógica do final do ano) é que se procederá à elaboração da reprodução das partes livro (leituras dos textos e montagem das figuras nele propostas). Devendo haver, em algumas dessas partes, uma abordagem mais ampla para que interdisciplinarmente aconteça. Para tal, serão acrescentados alguns encaminhamentos para desenvolver os conteúdos pretendidos. Dessa forma, as atividades serão assim trabalhadas:
• Divisão do todo em partes, resultando em três figuras geométricas;
• Nomenclatura das formas apresentadas no livro: dois triângulos iguais e um trapézio;
• Recolocação dos dois triângulos formando novamente o retângulo – separando-os novamente - oferecer um quadrado para que este seja dividido, primeiro em duas partes, depois que se proceda a uma nova divisão dos triângulos resultantes em outros novos triângulos e deixar que percebam que tais divisões podem acontecer sucessivamente e que, ao juntá-las, vão retornando à forma original (no caso, o quadrado);
• Levantamento de hipóteses sobre a possibilidade de se formar figuras a partir de diferentes maneiras de se colocar as formas obtidas da divisão inicial;
• Introdução da interdisciplinaridade, no momento da formação propriamente dita de cada uma das figuras, como por exemplo:
a) Pássaro pg 6 – enriquecimento vocabular: a partir da palavra PÁSSARO, encontrar novas palavras (passarada, passarinho etc.) – classe a que pertence e suas especificidades;
b) barco pg 7- enriquecimento vocabular: palavras derivadas – levantamento do conhecimento sobre meios de transporte (no caso o aquático) e diferentes tipos de embarcações;
c) peixe pg 8 - enriquecimento vocabular: grau do substantivo (diminutivo/aumentativo), palavras derivadas – analogia com textos que conhece (em que aparecem a palavra PEIXE) - classe a que pertence e suas especificidades e cadeia alimentar;
d) planta pg 11 - enriquecimento vocabular: nomes de plantas conhecidas – cuidados com as plantas e sua importância para o homem e para a natureza – ciclo de vida e partes das plantas;
e) adivinhações pg 14 – Levantamento do conhecimento sobre a vida no campo (partindo da palavra GALINHEIRO) - resgate da cultura popular (O que è, o que è?) – momentos em família (relação neto/avós);
f) objetos pg 15 a 17 formados (usados pelas crianças) – dar asas à imaginação (criar o clima para que se imaginem em tais brinquedos), elaboração de lista de brinquedos conhecidos ;
g) diagrama pg 18 e 19 - “esconde-esconde” – será um dos instrumentos de avaliação, portanto, uma atividade a ser realizada ao final do projeto;
h) disco na vitrola pg 20 - Levantamento do conhecimento sobre a antiga vitrola - introdução do CÍRCULO e do QUADRADO (montagem da vitrola e do disco, podendo ser colagem ou sucata: círculo sobre um quadrado);
i) montagem da cidadezinha pg 23 – conceitos matemáticos (de conjuntos) e geográficos (ruas, bairros, cidade etc.);
j) montagem do desenho pg 24, com alguamas complementações
k) criação utilizando todas as figuras trabalhadas durante as atividades: retângulo, triângulo, trapézio, círculo e quadrado (com variações de tamanhos e cores)..
Observação: As atividades relacionadas à interdisciplinaridade, que transcendem à reprodução fiel do texto, serão colocadas sob a forma de apêndice.
VIII- AVALIAÇÃO: Será feita durante o desenvolvimento das atividades, mantendo sempre a atenção voltada para a aprendizagem das crianças, especialmente, em relação à formas geométricas. Porém, sem deixar de lado os demais conteúdos mencionados neste projeto. A avaliação final dar-se-á com as seguintes atividades propostas:
a) diagrama pg 19 - “esconde-esconde” – no qual o aluno deverá descobrir e pintar as três partes (formas apresentadas no texto: dois triângulos e o trapézio) – esta atividade será colocada no interior do livro produzido pelo aluno, uma vez que dele faz parte;
b) recorte e colagem – das três formas, obedecendo os seguintes passos:
- montar na forma original;
- criar uma forma diferente de todas as apresentadas no livro e atribuir-lhe um nome;
c) recorte e colagem – de todas as formas trabalhadas durante o desenvolvimento do projeto (retângulo, triângulo, trapézio, círculo e quadrado).
d) identificação das formas geométricas e cores primárias – por meio da solicitação de desenhos e pintura.
IX- FECHAMENTO: Com a exposição da reprodução do livro na Mostra Pedagógica a ser realizada na escola.
X – BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:
KOZMININSKI Edson Luiz – AS TRÊS PARTES – Ed. Ática - 1994
ASSISTA AO VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=w6JoQxJgb3Y&feature=related
XI – CONTRIBUIÇÃO para a elaboração do Projeto: Profª Marly Peres Reis de Camargo – Curso de Aperfeiçoamento A leitura no contexto escolar: as muitas faces do leitor. Direção da Escola, no sentido de viabilizar o material necessário. Coordenação, no âmbito pedagógico.
Esse projeto é um dos melhores que já vi sobre o tema.
ResponderExcluirParabens esse projejo esta muito bom
ResponderExcluirQue projeto maravilhoso!! Parabéns.
ResponderExcluirFicou maravilhoso!! Adorei,com certeza irei me expirar para criar a sequencia didática que estou desenvolvendo.
ResponderExcluir