Resumo da Psicogênese da Língua Escrita
PRÉ-SILÁBICO
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Expressa
seu pensamento através de desenhos, não tendo a noção de escrita no sentido
propriamente dito. Escrever é a mesma coisa que desenhar.
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Além
do desenho, expressa seu pensamento através de garatuja ou rabiscos, aqui a
criança inicia o conceito de escrita, mas ainda não conhece as letras do
alfabeto e seu valor sonoro;
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Já
conhece algumas letras do alfabeto, mas as utiliza aleatoriamente, pois não
faz nenhuma correspondência sonora entre a fala e a escrita. Para escrever é
preciso muitas letras.
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A
criança acha que os nomes das pessoas e das coisas têm relação co os seus
tamanhos. Se perguntar a criança: qual a palavra maior: BOI ou FORMIGUINHA?
Ela dirá: BOI é uma palavra GRANDE e FORMIGUINHA uma palavra PEQUENA,
atentando para o tamanho dos animais. A superação do realismo nominal se dará
no fim da fase da escrita pré-silábica;
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Ao
ler palavras e orações, não marca a pauta sonora.
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TOMATE = ARMSBD
CAVALO = AMTOEL
PÃO = ATROCDG
ÁRVORE = PIRV2N
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SILÁBICO
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ü A criança supõe que a escrita representa a fala. É a fase que se
inicia o processo de fonetização; nesta fase, ela tenta fonetizar a escrita e
dar valor sonoro as letras.
ü Cada sílaba é representada por uma letra com ou sem conotação sonora.
Em frases pode escrever uma letra para cada palavra. Desvincula o objeto da
palavra escrita.
ü Escrita silábica sem valor sonoro: a criança escreve uma letra ou
sinal gráfico para representar a sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro
correspondente.
ü Escrita silábica com valor sonoro: a criança escreve uma letra uma
letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba;
às vezes usa só vogais e outras vezes, consoantes.
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Sem valor sonoro:
TOMATE = RTO
CAVALO = BUT
PÃO = TU
Com valor sonoro:
TOMATE = TMT / OAE / TAT / OME
CAVALO = CVL / AAO / AVO / CAL
PÃO = PU / AO
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SILÁBICO-ALFABÉTICO
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ü A criança está a um passo da escrita alfabética.
ü A criança apresenta uma escrita algumas vezes com sílabas completas e
outras incompletas. Ou seja, ela alterna escrita silábica com escrita
alfabética, pois omite algumas letras.
ü O valor sonoro torna-se imperioso, e a criança começa a acrescentar
letras principalmente na primeira sílaba.
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TOMATE = TMAT
CAVALO = CVALU
PÃO = PA
O CAVALO PISOU NO TOMATE =
UCVALUPZONUTMAT
TIAGO = TIAO
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ALFABÉTICO
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ü A criança faz a correspondência entre fonemas (som) e grafemas
(letras). Ela atinge a compreensão de que as letras se articulam para
formar palavras.
ü Escreve como fala, ou seja, vê a escrita como transcrição da fala, não
enxergando as questões ortográficas.
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BICICLETA = BISILTA
PETECA = PTECA
LÚCIA JOGA PETECA = LUSIA GO PTEC
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perfeito!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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