Postagens

Mostrando postagens de dezembro 15, 2009

Atividades de discriminação visual

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Atividades de coordenação motora

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Exemplos de atividades de leitura e escrita na pré-escola

A pré-escola procura proporcionar momentos constantes de contato prazeroso com a leitura-escrita, mediante de leitura de histórias, contos de fada, gibis e livros infantis, bem como, leitura e escrita de bilhetes, cartas, exposição dos nomes próprios, relatos de final de semana, registros de aulas de educação física, de passeios, músicas infantis e receitas.      Com o objetivo de expor as crianças à leitura e a escrita são desenvolvidas diversas atividades, algumas das quais serão descritas abaixo:       Contando Histórias      Os contos de fadas e histórias em geral são introduzidos desde que as crianças entram na pré escola e, como acontece também com as crianças ouvintes (Perroni, 1992), as histórias são contadas várias vezes, até que, valendo-se das perguntas do adulto,  em um primeiro momento, as crianças comecem a relatá-las. Nota-se que depois de algum tempo, as crianças  se apropriam do papel de “leitores”, olhando as letras e "lendo" as figuras para os colegas

Jogos musicais

·         Ajudam no desenvolvimento natural das crianças; ·         Alivia a tensão interior; ·         Leva a criança a um grande prazer, pelo caráter lúdico e desafiador; ·         Permite a reeducação do comportamento; ·         Aumenta o coeficiente de auto-confiança; ·         Sublima as tendências instintivas; SUGESTÕES DE JOGOS MUSICAIS: 1)- Que som é esse? Uma criança sai da sala, enquanto outra criança pega um instrumento musical para ficar tocando. A criança que saiu, deve voltar com os olhos vendados, encontrar o som na roda e descobrir qual o instrumento, caso ela não acerte deve receber um castigo. 2)- Que sons são esses? A sala deve ser dividida em dois grupos, cada grupo irá escolher duas crianças, uma da qual os olhos serão vendados e a outra que irá escolher um instrumento para ser tocado. Os instrumentos dos dois grupos terão que ser tocados ao mesmo tempo. A criança que descobrir o som primeiro ganha. Se ela descobrir apenas um som o grupo dela gan

Atividades para dias de chuva

STOP COOPERATIVO - dividir a turma em 4 ou 5 grupos dependendo do n de alunos. Para cada grupo uma folha de papel sulfite. Objetivo do jogo é fazer com que a classe consiga atingir um determinado n de pontos estabelecido pelo prof. EX. 1000. se a classe após o jogo e contagem de pontos por equipe atingirem juntos esse resultado. È lógico que terá competição, mas tb a cooperação, gosto de fazer as disputas com as classes que dou aula nesse dia, coloco o resultado no horário do recreio. - o jogo é o stop tradicional -coloco na lousa - nome – esporte – jogos ou brincadeiras – partes do corpo – alimento(vale qq um) – cep   - - inicio – depois que dividi os grupos enumeros de 1 a 4 por ex.o 1 grupo é que vai dizer stop para o prof que deverá pensar no alfabeto..... qdo um da equipe disser stop o prof fala que letra será para todos do grupo. - quando um grupo terminar e disser stop, ainda tem 30 seg para que todos terminem. - quem escrevr a mesma palavra 5 pontos palavras diferent
Imagem

Alfabeto Letras Natalinas

Imagem

Alfabeto Letras Natalinas

Imagem

Decálogo do Bom Professor

Imagem
Vicente Martins Apresento aos professores e futuros professores da educação escolar um decálogo contendo os princípios para a atividade docente de um bom professor do terceiro milênio, século marcado pela informação e pelo conhecimento tecnológico. O professor do século XXI é aquele que, além da competência, da habilidade interpessoal e do equilíbrio emocional, tem consciência de que, mais importante do que o desenvolvimento cognitivo, é o desenvolvimento humano e que o respeito às diferenças está acima de toda a pedagogia. A função do bom professor do século XXI não é apenas a de ensinar, mas a de levar seus alunos ao reino da contemplação do saber. Eis, então, os dez passos na direção de uma pedagogia do desenvolvimento humano: 1º Aprimorar o educando como pessoa humana A nossa grande tarefa como professor ou educador não é a de instruir, mas a de educar o nosso aluno como ser humano, como pessoa que vai trabalhar em um mundo tecnológico, mas povoado de sentimentos, dores,