Postagens

Mostrando postagens de novembro 3, 2009

Um pouco do meu trabalho_2º semestre/2009.

Imagem

A culpa agora é do professor!

Imagem

Caixa de projetos (1)

Imagem
CONHECENDO OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA: O COELHO  Copiar a letra da canção e tirar cópias. Em roda de conversa, explorar  oralmente o texto da canção Olhinhos vermelhos. Comentar sobre as  características da personagem principal, citadas na canção: o coelhinho.  Perguntar: O que ele faz? O que ele come? Como ele se movimenta?  Aproveitar para retomar com os alunos os conceitos de posição espacial,  as cores, as expressões, os tamanhos, os alimentos.  DE OLHOS VERMELHOS  DE PÊLO BRANQUINHO  DE PULO BEM ALTO   EU SOU O COELHINHO.    SOU MUITO ASSUSTADO  TAMBÉM SOU GULOSO  POR UMA CENOURA  JÁ FICO MANHOSO!    EU PULO PRA FRENTE  EU PULO PRA TRÁS  DOU MIL CAMBALHOTAS  SOU FORTE DEMAIS!    COMI UMA CENOURA  COM CASCA E TUDO  TÃO GRANDE ELA ERA  FIQUEI BARRIGUDO.    · Pedir que os alunos registrem, em suas cópias, desenhando, pintando  ou colando imagens. Caso queiram registrar com palavras também,  respeitar a fase de escrita de cada um e atuar como escriba, se  necessário.    · Colorir e en

Por que abordar cultura negra em sala de aula?

A escola é o lugar de construção, não só do conhecimento, mas também da identidade, de valores, de afetos, enfim, é onde o ser humano, sem deixar de ser o que é, se molda de acordo com sua sociedade. O Brasil, formado a partir das heranças culturais européias, indígenas e africanas, não contempla, de maneira equilibrada, essas três contribuições no sistema educacional. A pedagogia e os livros didáticos apresentam uma visão eurocêntrica, perpetuando estereótipos e preconceitos. Esse quadro começou a mudar a partir de 2003, com a aprovação da Lei 10.639/03, que tornava obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, substituída, em 2008, pela Lei 11.645/08, que inclui também o ensino de História e Cultura Indígena. Essas leis alteram a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e têm o objetivo de promover uma educação que reconhece e valoriza a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro.