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Mostrando postagens de novembro 3, 2009
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CONHECENDO OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA: O COELHO Copiar a letra da canção e tirar cópias. Em roda de conversa, explorar oralmente o texto da canção Olhinhos vermelhos. Comentar sobre as características da personagem principal, citadas na canção: o coelhinho. Perguntar: O que ele faz? O que ele come? Como ele se movimenta? Aproveitar para retomar com os alunos os conceitos de posição espacial, as cores, as expressões, os tamanhos, os alimentos. DE OLHOS VERMELHOS DE PÊLO BRANQUINHO DE PULO BEM ALTO EU SOU O COELHINHO. SOU MUITO ASSUSTADO TAMBÉM SOU GULOSO POR UMA CENOURA JÁ FICO MANHOSO! EU PULO PRA FRENTE EU PULO PRA TRÁS DOU MIL CAMBALHOTAS SOU FORTE DEMAIS! COMI UMA CENOURA COM CASCA E TUDO TÃO GRANDE ELA ERA FIQUEI BARRIGUDO. · Pedir que os alunos registrem, em suas cópias, desenhando, pintando ou colando imagens. Caso queiram registrar com palavras também, respeitar a fase de escrita de cada um e atuar como escriba, se necessário. · Colorir e en
Por que abordar cultura negra em sala de aula?
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A escola é o lugar de construção, não só do conhecimento, mas também da identidade, de valores, de afetos, enfim, é onde o ser humano, sem deixar de ser o que é, se molda de acordo com sua sociedade. O Brasil, formado a partir das heranças culturais européias, indígenas e africanas, não contempla, de maneira equilibrada, essas três contribuições no sistema educacional. A pedagogia e os livros didáticos apresentam uma visão eurocêntrica, perpetuando estereótipos e preconceitos. Esse quadro começou a mudar a partir de 2003, com a aprovação da Lei 10.639/03, que tornava obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, substituída, em 2008, pela Lei 11.645/08, que inclui também o ensino de História e Cultura Indígena. Essas leis alteram a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e têm o objetivo de promover uma educação que reconhece e valoriza a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro.