Postagens

Mostrando postagens de novembro 7, 2012

Resumo da Psicogênese da Língua Escrita

PRÉ-SILÁBICO ü Expressa seu pensamento através de desenhos, não tendo a noção de escrita no sentido propriamente dito. Escrever é a mesma coisa que desenhar. ü Além do desenho, expressa seu pensamento através de garatuja ou rabiscos, aqui a criança inicia o conceito de escrita, mas ainda não conhece as letras do alfabeto e seu valor sonoro; ü Já conhece algumas letras do alfabeto, mas as utiliza aleatoriamente, pois não faz nenhuma correspondência sonora entre a fala e a escrita. Para escrever é preciso muitas letras. ü A criança acha que os nomes das pessoas e das coisas têm relação co os seus tamanhos. Se perguntar a criança: qual a palavra maior: BOI ou FORMIGUINHA? Ela dirá: BOI é uma palavra GRANDE e FORMIGUINHA uma palavra PEQUENA, atentando para o tamanho dos animais. A superação do realismo nominal se dará no fim da fase da escrita pré-silábica; ü Ao ler palavras e orações, não marca a pauta so

Modelos de Escola

Imagem
A relação professor-aluno, na ótica didática, assume diferentes significados, de acordo com as diferentes concepções de escola. Na Escola Tradicional , esta relação é autoritária. O professor é o dono da verdade, detém o saber e o aluno não. O professor é, pois, fonte e centro, o aluno é um receptor. A orientação docente é rígida e o aluno está submetido a um controle estreito e, até, à punição, castigo. Não há oportunidade para o aluno tomar iniciativas. O professor é modelo para o aluno e o relacionamento é distante e necessariamente formal. A disciplina é construída sob coação, é imposta, e se traduz em prontidão obediente, passividade e imobilismo. Na Escola Nova , a relação professor-aluno tem características democráticas. O professor é o guia, o orientador das atividades do aluno e este participa ativamente do processo de aprendizagem. As relações interpessoais têm um caráter afetivo destacado e possuem maior intensidade e densidade. Desenvolve-se a cooperação e dá-se

Aula de Ciências Naturais - VAMOS MONTAR UM HERBÁRIO?

Imagem
Como montar um herbário O que é um Herbário? Herbário  é uma coleção dinâmica de plantas secas prensadas, de onde se extrai, utiliza e adiciona informação sobre cada uma das populações e/ou espécies conhecidas e sobre novas espécies de plantas. Os herbários abrigam uma grande quantidade da informação e dados sobre a diversidade vegetal, tais como a conservação, ecologia,fisiologia, farmacologia e agronomia, a fim de que possa ser estudada a recuperação da vegetação, das paisagens degradadas e para que se incremente a resistência a pragas, o melhoramento vegetal, a extração de produtos farmacêuticos e outros. Coletar partes de plantas, sempre procurando escolher partes bem completas como, por exemplo: ramos com folhas, flores, raízes, frutos e sementes. A mais cobiçada são as flores. Colhê-las em dias secos e em horários mais secos do dia. Montar, entre jornais, os galhos, de modo a preservar as partes da flor e sua posição nos ramos. Colocar um peso em cima. Trocar