Postagens

Mostrando postagens de novembro 27, 2012

O espaço na pré-escola

Imagem
Ensinar noções básicas de matemática e geometria fica muito mais fácil quando se sabe aproveitar a curiosidade natural de crianças em idade pré-escolar. Um dos conteúdos previstos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é o trabalho com forma e espaço, ou seja, mostrar que os objetos têm formatos próprios (círculos, quadrados etc.) e que é possível mostrar lugares (como a sala, a escola e as ruas do bairro) na forma de desenho. Caminhos percorridos de um ponto a outro, como um circuito de obstáculos, e a representação oral e gráfica desses percursos, com mapas artesanais, são bons exemplos de como fazer isso. "Um trabalho intencional com a matemática contribui para elaborar e sistematizar esses novos conhecimentos", diz a consultora Priscila Monteiro.   Nas Orientações Didáticas do Referencial Curricular, no que diz respeito ao desenvolvimento do conteúdo de espaço e forma, está previsto que as experiências ocorram, prioritariamente, na sua relação

Ensino de arte no Brasil

Imagem
Nos últimos 120 anos, a disciplina no Brasil evoluiu de acordo com o momento histórico e a corrente pedagógica vigente. Acompanhe as principais mudanças.   1890-1930 Visão acadêmica A arte é estudada só nas academias de belas-artes e nos conservatórios de música. Nas escolas regulares, há apenas as cadeiras de Desenho (cópia e geometria voltada para a qualificação industrial), Ginástica (disciplina corporal e higiene) e Música (solfejo e decodificação de partituras). 1930-1947 Atividades manuais Desenhos e pinturas são feitos para decorar cadernos e festas escolares. Trabalhos manuais como tricô, crochê e bordado são ensinados às mulheres. Nos liceus de artes e ofícios (destinados à formação de mão-de-obra para a indústria), o ensino assume funções utilitárias. Em música, Villa-Lobos institui o canto orfeônico, com predomínio da teoria e memorização de peças de caráter folclórico e cívico. 1948 Liberdade de criação Surge o Movimento Escolinhas de Arte, influenciado pela Escola Nova

O QUE VOCÊ SABE SOBRE PSICOMOTRICIDADE??

Imagem
Em breve um estudo COMPLETO sobre este tema!! Muitas dicas para sala de aula

ATIVIDADE DE CONFRATERNIZAÇÃO

Imagem
DINÂMICA DO BOMBOM Esta atividade é ideal para finalizar uma caminhada, após um ano letivo, um semestre, um período, alguns encontros e já está chegando a hora de ir. O professor fará uma breve despedida, dirá ao grupo que trouxe um presente e que escolherá um aluno para recebê-lo, em nome do grupo. Você já deverá ter providenciado uma caixa de bombom embrulhada diversas vezes. A primeira folha é o papel de presente com um lindo laço. O professor escolhe o aluno mais maduro do grupo para ganhar o presente, por exemplo. O aluno escolhido deverá desembrulhá-lo, retirando o papel do presente e deverá ler a seguinte mensagem, que está escrita na segunda folha: Muito obrigado pela escolha! Fiquei honrado por ter sido escolhido o mais maduro do grupo. Mas por minha longa experiência de vida, não posso ficar com o presente, vou passá-lo ao mais jovem do grupo. Logo após, retirado este papel contendo a mensagem, entregará o presente ao colega escolhido por ele como o i

ATIVIDADES PARA DIAS DE CHUVA

Imagem
Os dias de chuva em muitas escolas tornam-se dias do "não fazer nada" nas aulas de educação física. É nesta hora que o pingue-pongue entre a quadra e a sala de aula pode ser uma alternativa para tornar esses dias tristes, em ricos espaços de convivências e de fazer acontecer atividades de encontro, de alegria e de prazer. VOLEIBOL DE PALAVRAS O professor dividirá o quadro-negro, em duas partes iguais. A turma estará dividida em duas equipes. Cada equipe escolhe seis palavras trissílabas, que representarão seus jogadores, como no exemplo abaixo: Após, "nomear" os jogadores, a equipe decidirá por quem iniciará a atividade. Um aluno vem ao quadro, pega uma sílaba de uma das palavras (Exemplo: Ia de cebola), e, logo após, pega uma sílaba da equipe número 1 (do de pescado) e forma uma palavra dissílaba (lado). Depois é a vez da equipe número 1, onde o aluno pega primeiro uma sílaba de suas palavras (bo de boneca), e depois uma sílaba de uma das palavras da ou

ATIVIDADES EM CÍRCULOS

Imagem
São atividades onde os alunos movem-se circularmente, geralmente retornando ao local de partida. Movimento circular sinaliza a união, pois todos estão de mãos dadas, produzindo o encontro e ampliando os relacionamentos, o companheirismo e a amizade, como que numa ciranda mágica. O círculo é o início de tudo, mas não é o fim de nada, já dizia uma criança falando das brincadeiras em círculos. ÔNIBUS, MOTORISTA, PASSAGEIRO E ACIDENTE Os alunos são dispostos formando dois círculos concêntricos. O professor, no centro, começa a contar uma história, e todas as vezes que falar a palavra ônibus, o aluno que está na frente troca de lugar com o que está atrás. Todas as vezes que o professor falar a palavra motorista o aluno que está na frente (círculo interno) deverá mudar de lugar com seus companheiros que estão no mesmo círculo, não podendo mudar com o colega da direita nem da esquerda. Deverá pular pelo menos um colega. E a história continua. Em seguida, todas as vezes que o professor

Vamos brincar de pique?

Imagem
PIQUES São umas das atividades físicas mais lúdicas que existem. Todos os seres humanos têm a necessidade do movimento. O correr e o pegar são atividades naturais interessantes e altamente divertidas. Todos os piques têm sua origem no "pique ta" (pega) onde existe(m) um(s) pegador(es), que irá(ão) pegar os demais. MÃO NO PEGA O aluno pegador, ao tocar no colega, faz um novo pegador, que terá que colocar uma das mãos na parte do corpo que foi tocada, ficando a outra mão disponível para pegar um novo colega. PIQUE COLA AMERICANO O aluno pegador corre atrás dos demais; aqueles que forem pegos deverão ficar "colados", com as pernas afastadas. O pegador continua "colando" e os colegas que estiverem livres, deverão passar por baixo das pernas deles, salvando-os. AVIÃO O pegador não poderá pegar os colegas que estiverem na posição de um avião (exercício de ginástica olímpica). PIQUE CRONOMETRADO A turma deverá ser dividida em dois grupos, co

Dica de atividade para o início do ano letivo

Imagem
Bingo Alimentar Esta atividade é ideal para o início do ano letivo, ou para iniciar algum encontro, onde as pessoas não se conheçam. Proporciona uma integração, um processo de trocas afetivas em situações lúdicas. Experimente! Devemos dividi-la em três momentos: • 1º Momento - Cada aluno irá escolher um nome de uma comida. Logo após, receberá uma folha de papel ofício, que irá dobrar quatro vezes. Esta folha que representa um retângulo, ao ser dobrada, será dividida em dezesseis novos retângulos pequenos. • 2º Momento - Ao sinal do professor, os alunos deverão procurar dezesseis colegas, e perguntar os seus nomes e da comida escolhida por eles, anotando-os nos pequenos retângulos da folha, como, por exemplo, abaixo: • 3° Momento - Após terem preenchido os dezesseis retângulos, os alunos receberão um número. O professor fará um sorteio, e o aluno sorteado deverá falar o seu nome e o da sua comida (poderá responder as outras perguntas, fazendo, assim, uma apresentação à turma).

Desenvolvendo a motricidade fina - Toca do ratinho

Imagem

Que tal jogar em equipe? Jogo da memória

Imagem

Dado do tempo - Que tal aprender brincando?

Imagem

Alfabetização divertida

Imagem

Desenvolvendo a percepção visual e noções de diferenças e semelhanças de cores e classificação

Imagem

Que tal desenvolver a criatividade de seus alunos?

Imagem

Alinhavo com formas geométricas ** Educação Infantil

Imagem

Vamos fazer um alfabetário de pano??

Imagem
Referência: Os jogos apresentados foram extraídos do livro BRINQUEDOTECA: SUCATA VIRA BRINQUEDO da autora Santa Marli Pires dos Santos, Editora Artmed