Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 16, 2012

Alfabetário - para sala de aula

Imagem
Pendurado na parede desde o primeiro dia de aula, ele ocupa uma posição central na classe - de preferência (sala de Educação Infantil), acima do quadro, no campo de visão de todos os alunos.  Material de apoio precioso para um ambiente alfabetizador na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, é a ele que os pequenos recorrem quando querem encontrar uma letra e saber como grafá-la. Se sabem que "gato" se escreve com G, mas esqueceram o jeitão dele, é só caminhar pela sequência de letras até encontrá-lo. Se na hora de escrever "mar" bater a dúvida de quantas perninhas tem o M, a resposta também está lá. O alfabeto da classe é um companheiro permanente para quem ensaia os primeiros passos no universo da escrita. Não espanta o consenso de que um alfabeto, organizado em cartazes ou painéis de tamanho razoável, deve estar presente em toda - sim, em toda - sala de alfabetização inicial. Afinal, ele é um precioso instrumento de consulta para
Imagem

Brasileiro não vê o brincar como prioridade para criança

Imagem
Pesquisa realizada desde 2001 pela Ipsos Public Affairs, mostrou que mais da metade dos pais brasileiros apontam como prioridade na vida de seus filhos o ensino escolar, maior segurança e melhor... Pesquisa realizada desde 2001 pela Ipsos Public Affairs, mostrou que mais da metade dos pais brasileiros apontam como prioridade na vida de seus filhos o ensino escolar, maior segurança e melhor acesso à saúde. E, 31% deles acreditam ainda que a criança deve ter prioritariamente acesso ao estudo de idiomas e informática, porém, apenas 19% vêem o brincar como fundamental.Apresentado no III Fórum de Desenvolvimento da Criança, o estudo dividiu-se na análise do ato de brincar e na importância dele para especialistas de 16 diferentes áreas que vão da educação, psicologia à arquitetura e a construção de espaços públicos, ordenando a metodologia para a pesquisa quantitativa. Assistir à televisão, vídeos e DVD é a principal atividade entre as crianças brasileiras (97%), seguidas por cantar e