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Mostrando postagens de janeiro 6, 2017

A Moral na Educação Infantil

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O papel de quem educa para a formação moral Embora exista bom grau de concordância a respeito da educação moral na criança e suas conseqüências na vida adulta, observa-se que tal fato ocorre superficialmente na prática, e não com o necessário vigor a tal formação. Ou seja, vários dos que concordam sobre a importância da moral no desenvolvimento da pessoa parecem não empreender essa tarefa com a dedicação que lhe é condição pertinente. Moral, segundo Cabral e Nick (2000), “é o conjunto de normas e padrões pessoais de conduta do indivíduo que o fazem distinguir o bem e o mal; ou, mais freqüentemente, os padrões do grupo com que a pessoa se identifica”. Torna-se, então, essencial a compreensão acerca de como a moral surge no ser humano, a fim de se estabelecer com maior alcance o papel educacional que os pais têm sobre os filhos. Tal relevância é encontrada nas descrições de Aristóteles (1985, p. 40): “[...] a virtude moral é adquirida em resultado do hábito. Não é, portanto, nem p

O eu criança na educação infantil

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OBJETIVO GERAL Possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada. JUSTIFICATIVA Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca… As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a “ler” e compreender o mundo. Cabe à Educação facilitar essa “leitura” e compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida. É desejável

Educadores: Removendo Pedras ou Semeando Flores?

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Rosangela Nieto de Albuquerque Os poemas de Cora Coralina nos convidam a uma deliciosa reflexão acerca do homem, do eu, das escolhas e dos sonhos que nos fortalecem. Essas reflexões nos conduzem a uma análise metafórica do papel do educador, pois as estrofes e os versos nos levam a pensar no processo de resiliência e superação do educador, que, em sua prática pedagógica diária, encontra “pedras no caminho” e, num movimento de construção, vai “juntando as pedras” e constrói uma escada que serve de motivação para cumprir sua função de educar… Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça. Cora Coralina Das Pedras Ajuntei todas as pedras que vieram sobre mim. Levantei uma escada muito alta e no alto subi. Teci um tapete floreado e no sonho me perdi. Uma estrada, um leito, uma casa, um companheiro. Tudo de pedra. Entre pedras cresceu a minha poesia. Minha vida… Quebrando pedras e plantando flores. Entre pedras que me esmagav

O caracol e a concha: o sentido do erro no ato de aprender

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O caracol e a concha: o sentido do erro no ato de aprender Rosangela Nieto de Albuquerque Certamente, a metáfora do caracol e a concha se encaixa no sentido do erro no ato de aprender. Os caracóis não têm audição e utilizam, especialmente, os sentidos do tato e do olfato, que se situam em todo o corpo, principalmente nas antenas. Assim é o educando, todo o seu corpo, através dos sentidos, está captando sensações, percepções, emoções, enfim, buscando aprendizagem. Os caracóis enxergam pouco, e os olhos estão situados nas pontas das antenas maiores; pode-se então dizer que o educando, ainda em fase de desenvolvimento, “enxerga pouco” e precisa de um condutor para levá-lo pelo caminho seguro e em direção ao sucesso. O caracol anda com a casa às costas, a concha abriga os órgãos e é uma proteção extra contra a desidratação. A concha do caracol tem ainda outra vantagem: protege-o dos predadores, funciona como um bom esconderijo e é dura de partir. A concha (o educador) é a proteção