quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Aula de Ciências Naturais - VAMOS MONTAR UM HERBÁRIO?


Como montar um herbário
O que é um Herbário?
Herbário é uma coleção dinâmica de plantas secas prensadas, de onde se extrai, utiliza e adiciona informação sobre cada uma das populações e/ou espécies conhecidas e sobre novas espécies de plantas.
Os herbários abrigam uma grande quantidade da informação e dados sobre a diversidade vegetal, tais como a conservação, ecologia,fisiologia, farmacologia e agronomia, a fim de que possa ser estudada a recuperação da vegetação, das paisagens degradadas e para que se incremente a resistência a pragas, o melhoramento vegetal, a extração de produtos farmacêuticos e outros.


Coletar partes de plantas, sempre procurando escolher partes bem completas como, por exemplo: ramos com folhas, flores, raízes, frutos e sementes.
A mais cobiçada são as flores. Colhê-las em dias secos e em horários mais secos do dia. Montar, entre jornais, os galhos, de modo a preservar as partes da flor e sua posição nos ramos.
Colocar um peso em cima. Trocar o jornal pelo menos diariamente. Após alguns dias, quando as partes estiverem bem secas, montar em cartolina usando fita gomada e guardar em armário com naftalina. Preparar sempre uma ficha de coleta.
Pode-se ter também coleções de frutos. Se forem frutas secas como trigo, arroz, amendoim, entre outras, basta colocar em um frasco bem seco e com naftalina. Se forem frutas carnosas como morangos, figo, amoras, etc, guarde em frasco de maionese com FAA (formol, álcool e água, lembra-se?)
Frascos pequenos ou sacos plásticos pequenos dão excelentes depósitos para sementes. Não se esqueça de etiquetar as amostras.
Se próximo a sua escola existir uma serraria, é possível fazer um mostruário de diferentes espécies de madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *