quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PROJETO DE LEITURA

Título:Preparando-se para o Natal: Um guia para que as crianças tenham um Tempo de Graça, Autor Ted O'Neal, Editora Paulus.


Apresentação:
Livro infantil que aborda os Temas Transversais Pluralidade Cultural e Valores Humanos. Mostra o espírito natalino revisto para dar o verdadeiro significado ao Natal.

Justificativa:
O livro propõe uma reflexão sobre os verdadeiros valores e sobre o que podemos fazer para que nos tornemos mais envolvidos com o espírito de amor e doação. Nesse sentido, podemos apresentar algumas propostas de atividades sobre a temática em sala de aula, dando relevância aos fatores humanísticos ali encontrados, que fazem parte da nossa formação e aprendizagem. Assuntos, os quais, também poderão ser relacionados com outros conhecimentos interdisciplinares, como Filosofia, História, Ciências Sociais e Religião.

Projeto Pedagógico:
Como transformar o Natal de festa comum em verdadeiro “tempo” de alegria.

Temas Transversais abordados:
Pluralidade Cultural e Valores Humanos.

Indicação:
Para alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio.

Objetivos Gerais:
 Levar professor e alunos a discutir questões sociais em sala de aula, provocando reflexões sobre os nossos comportamentos e valores.

 Ampliar essa reflexão, abarcando assuntos que podem destacar a riqueza de nossa diversidade cultural sob a perspectiva da religiosidade.

 Vivenciar um processo de leitura que possa articular o conteúdo de Língua Portuguesa na leitura, atribuindo sentidos. Exercitar o potencial criativo, produzindo textos orais e escritos.

 Relacionar os conhecimentos textuais-lingüísticos e os conhecimentos de mundo.

 Estabelecer relação entre texto e atual realidade social e econômica no Brasil.

Proposta de atividades:
Antes da Leitura, questionar conhecimentos, propiciando aos alunos a elaboração de hipóteses sobre o título da obra. Faça a antecipação: o que imaginam que possa estar escrito no livro com esse título e essas mensagens? Será que essas imagens ilustrativas da capa trazem algum significado em relação ao título?
Forme grupos e desafie-os a encontrar a expressão “Feliz Natal” em outros idiomas e lance um painel expondo o maior número encontrado de expressões com a língua e seus respectivos países.
Sugerimos que solicite aos alunos que façam pesquisa sobre o significado do Natal para outras religiões.
Lance perguntas: o que significa o Natal? Qual seria o significado do presépio, da árvore de Natal e do Papai Noel?
Inicie a leitura, explorando os aspectos gráficos e formas: capa, ilustração, reforçando essa leitura plástica e apontando a relação de cores e características das figuras humanas com a época natalina. Ajude os alunos compreenderem o sentido das imagens ilustrativas como complemento do texto escrito. Quais as sensações que despertam em relação à posição das crianças sentadas ao redor da mesa? Isso lembra o quê?
Ler com os alunos, monitorando o processo de leitura e explorando seus conhecimentos prévios. Nota-se que o autor dispõe os acontecimentos em ordem decrescente nos capítulos para se referir ao tempo de espera e à chegada do Menino Jesus.

Atividade: propomos que reuna os alunos em duplas ou em grupos de três e lance perguntas, como por exemplo:

 O autor relacionou o tempo de espera pela ordem decrescente dos capítulos. Como você relacionaria isso com a linha do tempo cronológico da história da humanidade?

 Como é o seu tempo de espera para o Natal?
 Em relação a você e a seus colegas, há expectativa de nessa época se reunir com a família e com os amigos?
 Você acredita no “Espírito de Natal”? Por quê?

No tópico de número sete, o autor cita as “maravilhas do mundo” no sentido de mostrar como ainda sobrevivem as mensagens dadas por Cristo por meio da história. Sugerimos que solicite aos alunos que façam pesquisa (talvez pedindo ajuda ao professor de História) - sob a perspectiva social, econômica e religiosa -, caracterizando o mundo antes e depois do nascimento de Jesus Cristo, elencando as transformações nos seguintes aspectos: moral, social e religioso.
Articulando o conteúdo de leitura em Língua Portuguesa:

Explore o vocabulário utilizado pelo autor, mapeando as páginas e junto com os alunos dê significados para algumas palavras, como: “QUATORZEzilhões”, “superstição”, “convicção”, “epifania” etc.
Ajude-os a dar sentido para algumas palavras em aspas colocadas pelo autor em algum trecho do livro, como: “superstição”, “paz”, “entregar”, “maravilha”, “adorar”, “pequena” etc.

 Explore a seguinte frase: “Mesmo depois de todos os presentes ficarem velhos e quebrados, ainda existirá uma grande ‘maravilha’. É a maravilha do presente de Deus – vivendo com a gente e dentro de nós também, em nosso coração”! O que o autor quis dizer com esta frase?

 Qual seria a intenção do autor em destacar no título “Tempo de Graça” em letras maiúsculas?
Propicie aos alunos uma reflexão sobre o tópico de número quatro e junto com eles busque a relação que há entre texto escrito e sobretudo o último parágrafo com as ilustrações.

 Você ou alguém de sua família tem o costume de visitar um ente querido doente ou já idoso? Dê um significado para essa atitude.

Ao que concerne à interdisciplinaridade e religião, sugerimos que pergunte:

 Quem foram os Reis Magos?

 Pesquise para saber: quais os nomes desses três Reis Magos?
É comum ouvir no cotidiano da vida das pessoas expressões que retratam certa atitude de comodismo ou resignação diante de algum fato ou acontecimento. Explore isso, discutindo com os alunos o tópico dois em que o autor dá outro significado para o “fazer a vontade de Deus”.
 Faça pergunta provocando um debate: o que significa para você a expressão “a vontade de Deus” ou “Deus quis assim”?

Um assunto puxa outro:

No Brasil, alguns estados apresentam nessa época grupos folclóricos homenageando a passagem do “Menino Deus”. Sugerimos que fale sobre essas festas, como a “Folia de Reis” (sul de Minas e norte do Estado de S.Paulo), a “Festa do Divino” etc.

Na história de Papai Noel há sempre a presença de renas, caracterizadas como aquele animal que se tornou mágico para puxar o trenó que leva os presentes.

Sugestões: 
 Faça os alunos buscarem a origem desses animais, seus aspectos e o porquê dessa relação com o “bom velhinho” Noel.

Amplie os conhecimentos e o trabalho de leitura, ajudando-os a desenvolver trabalhos de arte e criando imagens com papéis recortados, dobraduras, pinturas etc.

 Propicie um ambiente para os grupos de alunos enfeitarem uma Árvore de Natal com peças de artesanato construídas por eles e que possam representar os diferentes povos que compõe a nação brasileira.

 Que façam uma abordagem (oralmente ou por escrito) entre o Natal sugerido pelo consumismo e o verdadeiro Natal proposto pelo autor Ted O’Neal, o qual deve unir a todos e trazer a Paz.

Desafio: 
Oriente-os para que organizem uma confraternização de Natal e ajude-os a criar um ponto de coleta de brinquedos, roupas, calçados ou mantimentos para serem distribuídos aos mais carentes da comunidade da escola. Para a realização dessa atividade sugerimos:

 Organizar os alunos em grupos

 Escolher as atividades propostas por grupo

 Destacar os aspectos importantes de cada tarefa

 Apresentar para a classe o produto de cada grupo

Ao final da atividade, avaliar: o que aprenderam com todo o trabalho desenvolvido com o livro? O que gostaram de fazer? Por quê?

Leve uma canção que fale do “Espírito Natalino” 
Sugerimos a música de John Lennon e Yoko Ono: Marry Christmas, que poderá ser cantada em inglês e depois explorada a interpretação na versão em português.
Happy Christmas, Yoko.
Happy Christmas, Julian.
So this is Christmas and what have you done?
Another year over, a new one just begun.
And so this is Christmas, I hope you have fun,
The near and the dear one, the old and the young.
A very merry Christmas and a happy new year,
Let's hope it's a good one without any fear.
And so this is Christmas for weak and for strong,
(war is over if you want it,)
For the rich and the poor ones, the road is so long.
(war is over now.)
And so happy Christmas for black and for whites,
(war is over if you want it,)
For the yellow and red ones, let's stop all the fight.
(war is over now.)
A very merry Christmas and a happy new year,
Let's hope it's a good one without any fear.
And so this is Christmas and what have we done?
(war is over if you want it,)
Another year over, a new one just begun.
(war is over if you want it,)
And so this is Christmas, we hope you have fun,
(war is over if you want it,)
The near and the dear one, the old and the young.
(war is over now.)
A very merry Christmas and a happy new year,
Let's hope it's a good one without any fear.
War is over
If you want it,
War is over now.
Happy Christmas!
Happy Christmas!
Happy Christmas!
Happy Christmas!
Happy Christmas!
Na tradução:
Então é Natal;
E o que você fez?
Outro ano se vai,
E um novo começa...
E então é Natal;
Eu espero que você se divirta.
As pessoas próximas e queridas,
Os idosos e os jovens...
Um Natal muito feliz,
E um feliz Ano Novo!
Vamos esperar que seja um bom ano
Sem qualquer medo...
E então é Natal; (A guerra termina)
Para fracos e fortes, (Se você quiser)
Para ricos e pobres... (A guerra termina...)
O mundo é tão errado!...
E então Feliz Natal, (A guerra termina)
Para negros e brancos, (Se você quiser)
Para amarelos e vermelhos... (A guerra termina...)
Vamos interromper todos os conflitos!...
Um Natal muito feliz,
E um feliz Ano Novo!
Vamos esperar que seja um bom ano
Sem qualquer medo...
E então é Natal; (A guerra termina)
E o que nós fizemos? (Se você quiser)
Outro ano se vai, (A guerra termina...)
E um novo começa...
E então Feliz Natal! (A guerra termina)
Nós esperamos que você se divirta. (Se você quiser)
As pessoas próximas e queridas, (A guerra termina...)
Os idosos e os jovens...
Um Natal muito feliz,
E um feliz Ano Novo!
Vamos esperar que seja um bom ano
Sem qualquer medo...
(A guerra termina...)

Sugestões para avaliação

Participação nas atividades, atendimento às propostas de trabalho; desempenho nos trabalhos em grupo, debates e criatividades.
Ressaltamos que as atividades aqui propostas têm por objetivo cooperar oferecendo subsídios para a mediação do trabalho pedagógico com a obra Preparando-se para o Natal! Um guia para que as crianças tenham um Tempo de Graça, da PAULUS Editora, e que não pretendem ser determinantes do trabalho desenvolvido em sala de aula, tendo em vista que somente o professor conhece as necessidades específicas de sua turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *