Lendo para crianças
A Literatura Infantil tem que proporcionar à criança uma reorganização das percepções de mundo. Desse modo, é necessário que o educador esteja alerta para o fato de que nem tudo que circula como livro destinado à criança é, de fato, Literatura Infantil. Há muitas produções que não vão além do lugar comum, estético e ideológico.
A função da Literatura Infantil é romper com os lugares comuns, é questionar a aceitação do vigente, estimular a consciência crítica que, dificilmente, o leitor pode atingir se não conviver com pontos de vista distintos daqueles que são próprios à sua condição social.
A criança de zero a seis anos está numa fase particularmente lúdica. Nessa fase predomina o pensamento mágico (impregnado de elementos fantásticos do maravilhoso) e animais (dá vida a tudo que a cerca).
Dar a criança o gosto pelo conto e alimentá-lo com narrações fantásticas é permitir-lhe tornar-se mais lúdica e mais flexível em sua própria manipulação do real e do imaginário.
A Literatura Infantil mais adequada a essa faixa etária possui algumas características, são elas:
> Predomínio de imagens;
Autora: Cristina Villaça / Editora: Rocco
> Textos que produzam situações familiares, contos de animais, fábulas simples ou contos maravilhosos;
Autor: Prisca Agustoni / Editora: Paulinas
> Histórias com situações claras e bem pitoresca;
Autor: Angela Lago / Editora: Moderna
> Histórias que estimulam o faz-de-conta, que se constitui num poderoso processo de identificação capaz de eliminar conflitos e frustrações;
Autor: Ziraldo / Editora: Melhoramentos
> Ilustrações instigantes;
Autora: Angela Lago / Editora: RHJ
Assista ao vídeo> http://www.youtube.com/watch?v=2zbfLZA0nEM
Comentários
Postar um comentário