Como conduzir o trabalho com o texto literário?
Muitos textos literários são trabalhados na sala de aula com o pretexto de explorar conteúdos gramaticais e reproduzir histórias através de desenhos e dramatizações. Esse tipo de trabalho empobrece o sentido do texto, comprara-se a um desperdício. O texto literário é uma manifestação artística e cultural; através dos textos – produto de criação de um autor – conhecemos a visão de mundo do artista da palavra.
Precisamos
entender que uma obra é utilizada para que possamos conhecer o que
o autor realmente pensa sobre determinado assunto e quais os
recursos simbólicos utilizados por ele para transmitir sua
mensagem.
A
obra literária é uma obra aberta, o leitor torna-se um co-autor à
medida que complementa o texto com suas leituras anteriores e com as
suas experiências de vida; um texto literário pode ser
interpretado de várias maneiras, pois as pessoas têm experiências
de vida e conhecimentos diferentes.
O
professor, além de selecionar bons livros para leitura, deve
propiciar a exploração dos elementos estruturais da narrativa e a
relação existe entre o conteúdo do texto escrito e as
ilustrações. Deve despertar o interesse no aluno para que perceba
todos os artistas e profissionais envolvidos na produção de um
livro: autor, diagramador, ilustrador.
A
mediação feita entre alunos e texto pelo professor é muito
importante para que haja uma discussão do entendimento de cada um.
Cabe ao professor promover debates de opiniões constastes,
solicitar argumentos e orientar a reflexão do grupo. O trabalho com
o livro infantil está centrado na discussão e reflexão da obra
lida ou ouvida.
Para
evitar reproduções e atividades gramaticais com os livros
literários devemos motivar a leitura-prazer dos nossos alunos. Se
trabalharmos a literatura infantil desta forma, ou seja, explorando
o texto em todos os níveis, estaremos mostrando que a literatura
ocupa um lugar importante e real na vida das crianças.
Dicas:
- Discussão sobre a linguagem (prosa e verso);
- Estabelecimento das possíveis relações que a história oferece, seja com outras leituras ou com fatos reais;
- Leitura de diferentes versões de uma história;
- Elaborar o cantinho do livro e destacar o título ou livro mais lido durante o bimestre;
- Trabalhar com os livros sem texto escrito para discutir os recursos gráficos e simbólicos;
- Confecção de livros de adivinhas, lendas, provérbios, brincadeiras.
- Elaboração de livros com coletâneas de receitas, dicas, superstições, poesias, músicas, curiosidades, textos informativos e textos dos próprios alunos.
ELEMENTOS
DA NARRATIVA
Enredo:
A seqüência de acontecimentos da história,
situações que as personagens vivem, trama das ações em que as
personagens se envolvem ou sofrem. O que aconteceu e como aconteceu.
A estrutura do enredo está subdivida em:
Introdução
– Inicio, momento em que os fatos (iniciais) serão apresentados.
Nesta parte, o leitor terá conhecimento sobre o que vai ler.
Complicação
ou conflito – Parte da história em que são desenvolvidos os
problemas, as intrigas; complicação é qualquer componente da
história que se opõe a outro, criando uma tensão que organiza os
fatos da história. Podemos comparar com o “tempero” de uma
comida, pois são situações que irão prender a atenção do
leitor.
Clímax
– Ponto alto da história, momento de maior suspense e tensão.
Desfecho
(fim) – Resolução das situações criadas durante a narrativa.
Muitos finais são possíveis (feliz, trágico, emocionante, cômico,
surpreendente...)
Em
toda a narrativa existe uma justificativa do título em relação ao
enredo, ou seja, uma explicação do motivo pelo qual o livro (ou
texto) recebeu determinado título.
Além
disso, a história deve ter uma lógica interna, o leitor deve
acreditar no que lê, mesmo que os fatos sejam inventados.
Personagem:
Dentro da narrativa, as personagens dão
vida à história, pois, são responsáveis pelos acontecimentos.
Eles vivem as ações podendo ocupar a posição principal ou
secundária.
- Personagem principal - tem o papel mais importante, apresenta características físicas, psicológicas, sociais, culturais, etc.; a personagem principal pode ser protagonista, quando tem características que a destacam do seu grupo, ou antagonista, quando se opõe à protagonista e atrapalha a ação.
- Personagem secundária – tem uma participação menor ou menos freqüente na história.
Espaço:
Lugar onde acontecem as ações das
personagens, podemos reconhece-lo pela descrição encontrada em
alguns trechos da história. As personagens estão inseridas num
espaço com características sociais, culturais, econômicas, morais
e psicológicas, a este espaço chamamos de ambiente da narrativa.
Tempo:
Período em que acontece a história. Na
história podemos identificar a época que pode ser atual ou antiga,
reconhecemos isso por elementos da atualidade ou por elementos que
podemos relacionar com fatos históricos.
O
tempo pode ser:
- cronológico – marcado por indicações de tempo (à noite, era uma vez, no dia seguinte, etc.).
- psicológico – tempo subjetivo, marcado pelas sensações ou pensamentos da personagem.
Narrador:
Aquele que conta a história. Quanto ao
ponto de vista ou foco narrativo temos:
Narrador
personagem (primeira pessoa).
- conta e participa da história, ou seja, conta a própria história;
- características subjetivas, emocionais percebidas na forma de contar a história;
- história impregnada do ponto de vista do narrador.
Narrador
observador (terceira pessoa)
- conta a história de fora dela, age com observador dos fatos;
- conta de forma objetiva;
- ponto de vista imparcial, neutro;
- não tem conhecimento íntimo de nenhum dos protagonistas, nem das ações vivenciadas
Elementos
da narrativa nas diferentes séries: O
planejamento escolar pode trazer de forma sistematizada o ensino
aprendizagem dos elementos da narrativa ao longo de algumas séries.
Veja uma proposta, a título de sugestão.
Pré-escola – 5 anosLer e contar histórias.Trabalhar oralmente as três perguntas:- Quem aparece na história? (personagens)
- Onde acontece a história? (lugar , espaço)
- O que acontece? (ações)
Objetivo: perceber esses elementos em uma narrativa ouvida; o professor faz as perguntas e as crianças respondem oralmente.1º ano – 6 anosO mesmo trabalho desenvolvido com as crianças de 5 anos:- Quem? (personagens)
- Onde? (lugar , espaço)
- O que? (ações)
Objetivo: empregar esses elementos na narração oral; ao contar histórias, os alunos devem colocar os três tipos de informação, espontaneamente.2º ano- Personagem principal (protagonista)
- Características físicas
- Caracterização física do espaço
- Enredo (seqüência de ações – começo, meio, fim)
Objetivo: reconhecer esses elementos no texto lido e emprega-los na escrita.-
- 3º ano
- Personagem principal e secundária
- Características psicológicas
- Tempo (marcas lingüísticas)
Objetivo: reconhecer esses elementos no texto lido e emprega-los na escrita.4º ano- Desenvolvimento do conflito
- Clímax
- Desfecho
- Distinção entre relato e narrativa
- Parágrafo introduzindo diálogos
Objetivo: reconhecer esses elementos no texto lido e emprega-los na escrita.5º ano- Conservação do foco narrativo
- Discurso direto e indireto
- Argumentação, explicação, justificativas, julgamento
- Identificação de aspectos da narrativa em outros gêneros (fábula, carta, noticia, relatos...)
Objetivo: reconhecer esses elementos no texto lido e emprega-los na escrita.
Comentários
Postar um comentário