NÓS, EVA FURNARI - Plano de aula para trabalhar com Literatura
NÓS, EVA FURNARI
O
que o aluno poderá aprender com esta aula
• Desenvolver
o prazer pela leitura, pelo livro, pela literatura.
• Socialização da turma.
• Conhecer a biografia da autora.
• Trabalhar com as múltiplas linguagens
• Socialização da turma.
• Conhecer a biografia da autora.
• Trabalhar com as múltiplas linguagens
Duração
das atividades
50min
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Alunos
alfabetizados, a partir do 3º ano.
Estratégias
e recursos da aula
• Livro
“Nós” da Eva Furnari
• Alunos sentados em semicírculo.
• Biografia
• Leitura em “capítulos”. O professor lê parte do livro e propõe atividades.
• Novelo de lã.
• Papel colorido, tinta caneta colorida.
• Alunos sentados em semicírculo.
• Biografia
• Leitura em “capítulos”. O professor lê parte do livro e propõe atividades.
• Novelo de lã.
• Papel colorido, tinta caneta colorida.
Atividade
1
A
professora conversa sobre o livro Nós.
Fala sobre a autora, Eva Furnari, e pergunta quem conhece outros
livros desta autora.
Falando sobre biografia. A professora explica que biografia é um gênero de texto que conta a história da vida de alguém. (bio é vida, e grafia é escrita). Conhecer a biografia de uma personalidade permite entender um pouco melhor o tempo em que ela viveu, como ela viveu, o que a fez ser famosa, como alcançou o sucesso, conversar sobre o assunto exemplificando com a biografia da Eva Furnari.
Explicar para os alunos que o livro será contado em etapas. Dar início a contação.
A professora conta a história com um novelo de lã e vai fazendo nós no próprio corpo tal a personagem da história.
Falando sobre biografia. A professora explica que biografia é um gênero de texto que conta a história da vida de alguém. (bio é vida, e grafia é escrita). Conhecer a biografia de uma personalidade permite entender um pouco melhor o tempo em que ela viveu, como ela viveu, o que a fez ser famosa, como alcançou o sucesso, conversar sobre o assunto exemplificando com a biografia da Eva Furnari.
Explicar para os alunos que o livro será contado em etapas. Dar início a contação.
A professora conta a história com um novelo de lã e vai fazendo nós no próprio corpo tal a personagem da história.
“Dias
depois aconteceu outra vez ─... Repolho repolhudo!... Em casa
sentada na cama, olhou o pai- de- todos. Era nó.”
Atividade
2
Após
contar a primeira parte da história a professora promove um debate
sobre os nós de tristeza que a Mel, personagem do texto, adquire ao
longo da história. Entrega pedaços de lã para os alunos amarrarem
pelo corpo e papel colorido e pede para que eles registrem no papel
seu nó, alguma coisa que eles não gostem, e que falem um pouco
sobre isso.
Atividade
3
Colocar
os trabalhos no mural.
Atividade
4
Preencher
uma ficha com curta biografia da autora.
Nota:
Se o professor quiser conhecer um pouco mais sobre a vida da Eva
Furnari é só entrar nos seguintes sites:
pt.wikipedia.org/wiki/Eva_Furnari
www.alb.com.br/apoioprof/.009evafurnari.asp
www.labirintosnosotao.com/.conversas-no-sotao-entrevista-com-eva.html
www.alb.com.br/apoioprof/.009evafurnari.asp
www.labirintosnosotao.com/.conversas-no-sotao-entrevista-com-eva.html
Avaliação
Avaliação:
A avaliação será ao longo do processo. Observando e analisando as colocações dos alunos. Promover um debate livre sobre as respostas da ficha da biografia da autora e analisar o que os alunos entenderam.
A avaliação será ao longo do processo. Observando e analisando as colocações dos alunos. Promover um debate livre sobre as respostas da ficha da biografia da autora e analisar o que os alunos entenderam.
Comentários
Postar um comentário