O uso das tecnologias por crianças e adolescentes: um alerta aos pais




O uso das tecnologias por crianças e adolescentes: um alerta aos pais


Estamos cada vez mais expostos e dependentes das tecnologias. As ferramentas tecnológicas auxiliam no trabalho e tornam a nossa rotina bem mais fácil. Pesquisas científicas mostram um aumento no risco prolongado a essas ferramentas. O prejuízo causado pelo excesso a exposição são vários, incluindo problemas emocionais e neurológicos.

As crianças também têm feito uso das ferramentas tecnológicas. É comum crianças pequenas terem acesso a smartphones e tablets. Esses equipamentos fazem parte da rotina e são utilizados pelos pais para distraí-las. Ocorre que, quanto menor a idade, menos tempo é indicado para o uso delas. O que observamos, no entanto, é uma realidade bem diferente.

Os pais precisam estar atentos para que as novas tecnologias não isolem seus filhos. O mundo virtual é atrativo e não exige conectividade com a realidade, o que o torna mais perigoso, especialmente para os adolescentes. A questão é tão séria que, uma criança que não desenvolve relação interpessoal pode se tornar um adulto desajustado, inseguro e despreparado para enfrentar pressões e situações adversas.

A discussão é ampla e envolve vários aspectos e dados de pesquisa. Em suma, é importante que os pais estejam atentos e que estabeleçam horários, limites e tempo de uso das ferramentas tecnológicas. Esses equipamentos não podem substituir o convívio social das crianças e adolescentes e tampouco afetar as relações familiares. Equilíbrio e vigilância são fundamentais quando se trata de exposição e uso das tecnologias.

Por Tatiane Almeida
Pedagoga e especialista em Ed. Infantil pela PUC-Rio






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADES PARA DIAS DE CHUVA